Toda a População Brasileira Cabe nos seus Templos

por Octavio da Cunha Botelho

Ontem, 02/01/2024, foi divulgado um censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatísticas), de 2022, Além de outros dados revelados, chamou a atenção da imprensa, dos leitores e dos espectadores da notícia, a informação de que o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos (cristãos, judaicos, mulçumanos, budistas, terreiros, etc.), do que estabelecimentos de ensino (escolas, faculdades, universidades e escolas técnicas), e de estabelecimentos de saúde (hospitais, clínicas, postos de saúde, ambulatórios), mesmo estes últimos somados juntos. Isto é, se somadas as unidades de ensino (264,4 mil) e as unidades de saúde (247,5 mil), o número é menor que o de unidades religiosas (579,8 mil). Os estados com o maior números de templos são Amazonas e Rondônia. O estados de São Paulo, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, são os únicos cuja soma dos estabelecimentos de ensino e saúde não estão abaixo do número de templos, mesmo assim o número de templos é alto. Então, considerando a população brasileira revelada neste censo, 203 milhões, o Brasil tem um templo para cada 350 habitantes.

Igreja com um auditório enorme no Brasil, tão grande que parece mais uma arquibancada de ginásio.

 Bem na contramão deste sentido brasileiro, estão os Países Baixos[1], onde o número de templos, contrariamente, diminui velozmente. Em 2003 havia 1782 igrejas nos Países Baixos. Em 2004, o número caiu para 1644 e se estima que atualmente o número seja de aproximadamente apenas mil igrejas nos Países Baixos. De 1970 a 2008, 205 igrejas católicas foram demolidas e mais de 148 foram convertidas em bibliotecas, restaurantes, livrarias, casas noturnas, edifícios de departamento, etc. Os Países Baixos é um país do mundo onde as religiões mais decrescem em números de seguidores.

 Este exorbitante número de templos no Brasil nos leva a concluir que os brasileiros, em linhas gerais, frequentam mais os templos do que os estabelecimentos de ensino, do que as clínicas de psicologia ou de psiquiatria, leem mais a Bíblia do que livros de Ciência, Economia, Política, Arte e Literatura, acreditam mais na criação do mundo por Deus do que o mundo seja o resultado da Evolução, acreditam mais no líder religioso do que no cientista e procuram a cura mais pela fé do que pela medicina científica.

À medida que cresce o número de fiéis, cresce o número de templos no Brasil.

Esta quantidade de templos no Brasil é tão exorbitante que, levando em conta que a população brasileira atual é de 203 milhões de habitantes, se fizermos a divisão da população pelo número de templos (±580 mil), o resultado é 350 habitantes para cada templo, portanto considerando que não é difícil colocar 350 pessoas em uma igreja, uma vez que existem templos pequenos que não comportam esta quantidade, mas, em contrapartida, existem muitos outros que comportam um número bem maior, em razão dos gigantescos auditórios.[2]  Então, não é absurdo imaginar que toda a população brasileira caiba dentro dos 580 mil templos, sendo assim, se todos os habitantes do Brasil decidirem ir para os templos, no mesmo instante, inclusive os ateus e os sem religião, eles serão acomodados em seus interiores, levando em conta também que é possível permanecer em pé nos templos, consequentemente as casas, os apartamentos, as lojas, as fábricas e as ruas se tornarão completamente vazios. Ou seja, o Brasil tem tantos templos que toda a sua população cabe no interior dos mesmos. Para efeito de comparação, os Países Baixos têm uma população de 17,5 milhões de habitantes e aproximadamente mil templos, então esta proporção é de um templo para cada 17,5 mil habitantes, ou seja, cinquenta vezes menor que o Brasil, então para um templo nos Países Baixos, o Brasil possui 50, para mais um templo nos Países Baixos, o Brasil tem mais 50 e assim por diante.          


[1] Local que muitos brasileiros chamam imprecisamente de Holanda, pois esta última é apenas um dos 12 reinos que formam os Países Baixos. Propagou-se esta denominação no Brasil por ser o reino onde estão as três principais cidades dos Países Baixos: a capital Amsterdã, a sede do Tribunal Internacional Haia e o importante porto de Roterdã.   

[2] Existe igreja com auditório de 13 mil lugares sentados no Brasil. Para se ter ideia desta imensidão, o ginásio brasileiro com maior capacidade de público nas arquibancadas é o Mineirinho em Belo Horizonte com 12 mil lugares sentados, o Maracanãzinho no Rio de Janeiro comporta 11,8 mil torcedores sentados e é o segundo maior no Brasil. Portanto, já existem igrejas com auditório maior que as arquibancadas dos ginásios, ou seja, os brasileiros consomem mais religião que esporte olímpico.

Deixe um comentário