Trajetória do Autor

de adepto religioso a pesquisador crítico

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Apesar das postagens aqui tratarem do estudo crítico das religiões, não foi desta perspectiva que iniciei meu interesse pelos estudos religiosos. Diferentemente, fui atraído pela mística oriental no início dos anos 1970, cuja onda levava muitos jovens, pois pensávamos na ocasião que o Cristianismo de nossos pais era uma religião moribunda. Juntamente com a maioria dos jovens daquela época, meu interesse era pelo lado prático, então logo comecei praticando Hatha Yoga até, logo em seguida, encontrar uma instituição onde se praticava Raja Yoga. Uma vez que meu interesse era mais pelo desenvolvimento espiritual do que o aperfeiçoamento físico, me firmei nesta instituição por muitos anos.

Graças ao espírito de tolerância e abertura desta instituição, fui levado pela curiosidade de conhecer e estudar outras tradições antigas, bem como os Novos Movimentos Religiosos, sobretudo a Teosofia. Meu interesse pelo aprofundamento era tão grande que, no final do ano de 1983, embarquei numa viagem para a Índia, com o objetivo, dentre outros, de conhecer de perto aquele lugar, sobre o qual tanto lia, e iniciar o estudo da língua sânscrita. Após meu retorno, meus conhecimentos aumentaram ao ponto de receber convites para ministrar palestras, cursos, mini-cursos e aulas especiais, como também continuei a conduzir práticas ritualísticas e de meditação para novatos. A consagração acadêmica aconteceu em 1997, quando ministrei um curso de extensão universitária sobre o Pensamento Oriental na Universidade Federal de Uberlândia, com duração de oito meses.  Nesta época também, escrevi artigos para jornais e para revistas populares sobre misticismo e religiões orientais, bem como dei entrevistas e participei de debates na Radio Universitária da Universidade Federal de Uberlândia. Esta fase, que corresponde até o final dos anos 1990, é a minha fase de adepto e de praticante do misticismo oriental, cujo período atualmente pode ser denominado de deferente ou pré-crítico. O fechamento deste período foi marcado pela realização de um Ciclo de Palestras, de 05/10/1999 a 10/03/2000, na Oficina Cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia. De modo que minha trajetória está dividida em três fases de amadurecimento: a fase deferente ou pré-crítica, a fase de transição ou semi-crítica e, finalmente, a fase não deferente ou crítica.

O período de transição correspondeu ao início dos anos 2000 até 2007, cuja marca foi o meu envolvimento com o meio acadêmico, esta foi uma fase rica em escritos, os quais foram publicados em revistas acadêmicas. O início deste período foi marcado pela realização de uma comunicação, “Uma Apresentação da Filosofia Indiana“, por ocasião do VIII Semana de Filosofia, promovida pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, de 27 a 30 de Novembro de 2000. A propósito, os artigos “O Início da Reflexão do Conhecimento Sobre Si Mesmo na Índia Antiga”, publicado na revista Educação & Filosofia-UFU  em 2004 e “A Problemática da Tradução dos Upanixades”, publicado na Revista de Estudos Orientais-USP em 2006, agora disponibilizados nas minhas páginas de publicações nas redes sociais entre acadêmicos, Academia.edu e ResearchGate, foram escritos neste período. Também, nesta época realizei as minhas primeiras traduções críticas do Sânscrito para o português: a do Katha Upanishad e a do Ishavasya Upanishad, ambas já publicadas no formato de livros. Em Abril de 2003, ministrei uma aula especial “O Indo-europeu e a Origem  das Principais Línguas Ocidentais“, para os alunos do Curso de Letras da UFU. Nesta época, escrevi também algumas resenhas que foram publicadas na revista Educação & Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia.

Em 2007, inicia-se o meu período crítico, que é marcado pelo início da preparação do primeiro livro, “Afinal, o que é Religião?”, publicado em 2014. Neste período ministrei também aulas especiais e palestras.  Neste período, foi destaque a minha palestra realizada no Primeiro Encontro de Filosofia e Religião na Universidade Federal de Uberlândia, em Dezembro de 2008, quando falei sobre uma visão crítica do Hinduísmo e do Budismo. De lá para cá, em virtude da minha perspectiva crítica da religião, diminuiu drasticamente o número de convites para palestras e para cursos, por conta da rejeição pela abordagem crítica da religião por um grande número de acadêmicos. Então, passei a me dedicar mais a preparação de estudos críticos e de livros, também, mais recentemente, a disponibilizar meus escritos nas redes sociais Academia.edu e ResearchGate, bem como, a postar aqui os resultados das minhas pesquisas, onde estes trabalhos podem ser postados com liberdade.

Em 11/11/2013, participei de uma Mesa Redonda, com o tema “Niilismo e Budismo“, durante o III Colóquio Internacional sobre Pensamento Oriental, realizado na Universidade Federal de Uberlândia. O assunto da minha palestra foi “A Sistematização do Niilismo Budista por Nagarjuna a partir da Literatura Pragnaparamita”, o texto está disponível na rede social entre acadêmicos Academia.edu:

https://www.academia.edu/5887964/A_Sistematizacao_do_Niilismo_Budista_por_Nagarjuna_a_partir_da_Literatura_Pragnaparamita.

Portanto, o objetivo destas postagens é publicar artigos sobre o estudo crítico das religiões, com base em uma longa experiência de pesquisa, de prática e de convívio no meio religioso.

Um relato mais extenso do meu envolvimento com a vida religiosa  e dos meus estudos está disponível na introdução de cada um dos livros da série “40 Anos de Estudos Religiosos: Uma Comemorativa Coletânea de Artigos Críticos em 4 Volumes” p. 15-28: 

ps://agbhttook.com.br/books/search?utf8=%E2%9C%93&what=40+anos+de+estudos+religiosos&sort=&commit=BUSCA

 

 

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2 comentários sobre “Trajetória do Autor

  1. Tato, boa sorte, gostei da nova cara e adorei ver que você vai de vento em popa!
    Muito bom, parabéns, que os seus textos possam continuar esclarecendo e ajudando a todos.

    Lilian Lovisi

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